segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gary Moore: multimilionário e ainda não enterrado


Karen Rice, repórter do [site] Mail Online [edição online do jornal britânico Daily Mail] escreveu um artigo extenso sobre o falecido lendário guitarrista GARY MOORE e sua namorada Petra Nioduschewski, a última pessoa com a qual ele foi visto no hotel cinco estrelas Kempinski na Costa Del Sol, Espanha.
Petra (foto ao lado), dividia uma casa de 600 mil libras com Moore em Hove, um subúrbio litorâneo de Brighton, e com a qual ele dividiu, segundo todos os relatos, os dois alegres últimos anos de sua vida. Foi ela quem achou o corpo sem vida do guitarrista no domingo passado [seis de fevereiro] e lutou desesperadamente para revivê-lo; foi ela quem lidou com as mórbidas responsabilidades de certificados de óbito, procedimentos funerais e polícia.

A família do ex-guitarrista do THIN LIZZY, casado duas vezes, incluindo seu irmão Cliff, foram de avião na terça. Eles passaram mais de uma hora tomando café com Petra, enquanto ela explicava sobre as dificuldades de repatriar o corpo do músico da Espanha para a Grã-Bretanha.

Eles então partiram para Málaga, a 75 km de distância – levando o corpo de Gary, sua mala e até mesmo sua guitarra com eles, e deixando a alemã de 35 anos sozinha.

Após uma breve sessão no bar do hotel Kempinski na noite do ultimo sábado [cinco de fevereiro], o guitarrista de 58 anos parou de respirar, depois de aparentemente ter sofrido um ataque cardíaco em seu quarto de hotel. Petra tentou desesperadamente ressuscitá-lo antes de ligar por ajuda, mas o músico já estava frio. Por volta das quatro da manhã, ela telefonou pedindo ajuda e um segurança foi ao quarto e achou Gary na cama de cuecas. Ele tentou massagear seu coração, mas ele já estava gelado. Ela estava de roupão, completamente transtornada. Ela tinha tentado ressucitá-lo antes do segurança ter chegado. Quando a ambulância veio, eles não tentaram defibrilar seu coração porque ele já tinha morrido.

Agora Petra espera sozinha por uma decisão sobre quando o corpo de Gary pode ser liberado e ela possa ir para casa. A família dele deve agora resolver as questões legais do multimilionário, cuja fortuna, sem dúvida, será dividida entre sua primeira esposa, com a qual ele teve dois filhos, Jack e Gus, e cujo casamento acabou em 1993, e sua segunda esposa e sua filha adolescente, Lily. Moore era cuidadoso com seu dinheiro, até mesmo frugal.

Apesar de ter uma renda anual estimada em 23 milhões de libras esterlinas [cerca de 61 milhões de reais], provenientes de suas duas empresas localizadas em Londres, Moore só se permitia uma mesada anual de 44 mil libras na época de sua morte – 15,800 da Bonuswise e 28,200 da Orionstar, de um limite possível de 1,76 milhões de libras ao ano.

A coleção de guitarras dele, incluindo suas estimadas Les Pauls, foi avaliada em cerca de 235 mil libras. Há também a casa em Hove que ele dividia com Petra, que parece ter sido comprada em novembro do ano passado por 600 mil libras.

Nenhum comentário: